Primeiro passo: o passaporte.

De todas as etapas de um intercâmbio, conseguir o passaporte é a mais fácil e mais rápida delas.

Antes mesmo de procurar uma agência, eu providenciei meu passaporte. Como o processo não é tão emocionante como o visto, vou deixar aqui só um pequeno passo a passo de como fazer. Não tem segredo algum!

O primeiro passo é solicitar a emissão do passaporte. Acesse o site da Polícia Federal e, na página inicial, clique em Requerer Passaporte. Lá você encontrará os passos que devem ser seguidos, e os links necessários.

Após preencher o requerimento, será emitida a Guia de Recolhimento da União, a chamada GRU. Faça o pagamento da mesma e tenha o comprovante em mãos no dia em que comparecer à Polícia Federal.

Após requerer o passaporte e pagar a GRU, verifique se o posto do DPF que você escolheu requer agendamento para o atendimento. No meu caso, escolhi o de Piracicaba/SP e foi necessário agendar. Nos postos com horário agendado, chegue pelo menos meia hora antes do seu horário. Os atendentes vão perguntando se há alguém agendado a cada intervalo de hora, aproximadamente.

Dica: quem for para Piracicaba de ônibus e descer no ponto em frente ao Shopping Piracicaba, tem táxi dentro do estacionamento do shopping e fica em aproximadamente R$ 10 a corrida, porque o DPF fica próximo. Foi como fiz! ;)
Há uma lista de documentos necessários para apresentar no DPF no momento do atendimento. Eu levei RG, Título de Eleitor, certidão de quitação eleitoral e CPF, além do comprovante de pagamento da GRU. Não precisa levar foto, pois será feita na hora do atendimento.

Dica: se seu RG tiver mais de 10 anos, é aconselhável atualizá-lo. Você precisa ser reconhecido facilmente pela foto, portanto se ela for antiga, eles podem recusar o documento. O RG também é o primeiro a ser aceito como documento de identidade. Já vi pessoas dizerem que, mesmo apresentando outro documento com foto, o atendente pediu que apresentasse o RG. O meu já tinha mais de 10 anos quando solicitei o passaporte, então fui à delegacia de Limeira com o RG antigo e foto 3x4 para fazer a segunda via atualizada. Na delegacia leva no mínimo 30 dias para ser emitido, no Poupa Tempo leva aproximadamente 12.

No dia do atendimento, um atendente no balcão recolhe os documentos das pessoas com o horário agendado. Depois disso, as pessoas começam a serem chamadas, pela ordem de agendamento, em uma sala. Nesta etapa, outro atendente irá conferir seus dados, coletar suas digitais, coletar sua assinatura e tirar uma foto sua. Após tudo conferido, lhe será entregue um comprovante de solicitação com a data para retirada do passaporte.

Pelo site da Polícia Federal também é possível acompanhar o andamento do passaporte. Eu recebi um email me avisando que já estava pronto e que já poderia ser retirado.

Para retirar o passaporte não precisa agendar, basta voltar ao mesmo posto do DPF com o comprovante entregue no dia do atendimento e RG. Confira seus dados e, se algo estiver incorreto, já informe-se do que deve ser feito. O meu estava todo correto, não tive problema algum para retirá-lo.

Simples assim! ;)

Comentários

  1. Excelente!
    ^^
    Estou pra dar entrada no pedido do meu passaporte e quase todas as minhas dúvidas já consegui resolver por aqui no seu post..
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Em quantos dias deste a data de agendamento voce recebeu um email para ir pegar o passaporte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu passaporte foi agendado para o dia 27/08/2010. No dia 31/08/2010 recebi a notificação de que estava confeccionado e que poderia ser retirado em 24 horas. ;)

      Excluir
  3. Vou tirar meu passaporte pl primeira vez, pois vou p Itália!!

    ResponderExcluir
  4. ahh espero que o meu demore pouco tempo também estou com medo de não ficar pronto em uma semana =/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gastos (gerais) com o programa de Au Pair

Permissão Internacional para Dirigir

Última semana no Brasil