A preparação para o Visto

Depois de fechar o match, começou a correria para o visto!

Consegui agendar a minha entrevista para o dia 26 de Setembro, às 7h30. Duas semanas depois do match, ou seja, pouquíssimo tempo para ajeitar todos os documentos! Para ajudar, correios em greve e o medo de não receber o kit visto (DS-2019, I-20 e uma lista de documentos a serem providenciados) a tempo!

Quero deixar a entrevista no próximo post - foi longa, muito longa -, então neste deixarei aqui somente os documentos que levei para a entrevista.

Para começar, meu pai foi meu sponsor. Eu paguei todo o programa, mas não tenho bens em meu nome. Por conta disso, no DS-160 coloquei que foi meu pai quem pagou tudo.

Dos documentos que listarei aqui, nem todos provam vínculo com o Brasil, e nem todos são necessários. Optei por levar documentos pessoais, independente de vínculo ou necessidade de serem mostrados.

Documentos meus:

  • Passaporte
  • Foto 5x7
  • Comprovante do CitiBank
  • Comprovante de agendamento
  • DS-160 (somente a página de confirmação)
  • DS-2019
  • I-20
  • Cópia do RG e CPF
  • CNH e PID
  • Certidão de nascimento
  • Carteira de Vacinação
  • Carteira de Trabalho
  • 3 últimos holerits
  • 3 últimos boletos do plano de saúde
  • Extrato bancário dos 3 últimos meses (conta corrente e poupança)
  • Última declaração do Imposto de Renda
  • Diploma da graduação
  • Certificado da pós-graduação
  • Página de contatos do perfil na Cultural Care
  • Dossiê da host family
  • Carta do coordenador do programa de au pair
  • Carta de participação do programa de au pair
  • Carta de solicitação do Social Security


Documentos do meu pai:

  • Cópia do RG e CPF
  • Certidão de casamento
  • Cópia do documento do carro
  • Cópia da escritura da casa
  • Cópia da escritura do terreno
  • Última declaração do Imposto de Renda
  • Carteira de Trabalho
  • Comprovante de aposentadoria
  • 3 últimos holerits
  • Extrato bancário dos últimos 3 meses (conta corrente e poupança)
  • Carta de custeio em nome dele


Doumentos da minha mãe:

  • Cópia do RG e CPF
  • Última declaração do Imposto de Renda
  • Carteira de trabalho
  • Comprovante de aposentadoria
  • 3 últimos holerits


Pois é, levei a família toda para o Consulado! Tudo o que precisava e o que não precisava também.

De todos estes documentos, o cônsul só pediu para ver meu diploma e o certificado. Mais nada!

Não importa o que as pessoas digam sobre o Consulado, o frio na barriga sempre estará presente!

Leve mesmo todos documentos, possíveis e impossíveis de serem pedidos.

A única dica que se pode dar é: esteja confiante e calmo. E não ofereça documentos que não lhe foram pedidos pelo cônsul. Se você conseguir conversar tranquilamente e responder o que lhe perguntarem, já será um bom começo!

Comentários

  1. valeu pela dica, tive varios vistos negados no passado, e agora estou tentanto o americano para mim e minha familia para sair de férias

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gastos (gerais) com o programa de Au Pair

Permissão Internacional para Dirigir

Última semana no Brasil