Carta de Custeio

Quando eu acho que já contei todos os detalhes, me lembro de algo mais! rs

Neste post eu vou deixar o modelo de Carta de Custeio que usei para levar no Consulado, no dia da entrevista para o visto. Não me pediram para apresentá-la, mas o seguro morreu de velho. Não é?

Quando uma outra pessoa paga sua viagem, seja parente ou não, é importante ter em mãos esta carta, pois ela vale como um documento que prova que outra pessoa está responsável por arcar com todos os gastos da viagem, caso lhe peçam para provar tal informação.

Limeira, 20 de Outubro de 2011

CARTA DE CUSTEIO


Eu, (NOME DE QUEM ESTÁ PAGANDO A VIAGEM), brasileiro, casado/solteiro/divorciado/etc, RG nº (NÚMERO DO RG), inscrito no CPF sob nº (NÚMERO DO CPF), residente à (ENDEREÇO, NÚMERO, COMPLEMENTO, BAIRRO, CEP), na cidade de (CIDADE - ESTADO), DECLARO, para única e exclusiva finalidade de comprovação perante o CONSULADO DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA no Brasil, que a viagem de estudos e trabalho (Programa Au Pair) presenteada à minha filha/sobrinha/enteada/neta/etc, (SEU NOME), portadora do Passaporte nº (NÚMERO DO PASSAPORTE), residente no endereço acima indicado, à cidade de (CIDADE E ESTADO PARA ONDE VAI), nos Estados Unidos da América, com embarque no dia (DIA, MÊS E ANO DO EMBARQUE) e retorno no dia (DIA, MÊS E ANO DA VOLTA), será totalmente custeada por mim, incluindo os custos de inscrição no Programa Au Pair, emissão do visto consular, passagem aérea, gastos pessoais e seguro de viagem.

Sendo a verdade, firmo a presente em uma única via.  

(NOME E ASSINATURA DE QUEM ESTÁ CUSTEANDO A VIAGEM)

Pronto! Agora é só alterar os dados colocando os corretos, e reconhecer firma em cartório.

A carta deve estar em nome da mesma pessoa que você informou no DS-160 sobre estar pagando a viagem.

Comentários

  1. Foi um Post muito importante pra mim ! Obrigada :)

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Eu e o meu namorado queremos ir ao Canadá visitar minha irmã. Gostaria de saber se ele pode ser meu fiador já que vai ser ele que vai pagar minha viagem.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Essas informações você precisa checar junto ao Consulado Canadense. Como nunca tentei visto para o Canadá, infelizmente não posso lhe dizer como é o processo. =)

      Excluir
    2. Olá ! Pro visto Canadense não é necessário a entrevista ! Basta apresentar os documentos necessários , quanto a carta custeio pode ser esse modelo sim ou até mais simples desde que esteja registrada em cartório ! Estive em Vancouver em janeiro deste ano , posso dizer que o visto canadense é bem mais simples .

      Excluir
  3. Olá Aline!
    Minha tia irá custear a minha viagem. Como eu sou menor de idade, os meus pais deveram estar presente no dia da entrevista. Como minha tia que irá pagar, ela também deverá comparecer?

    Obrigado!:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, se você está indo por alguma agência, informe-se por eles. Ou até mesmo tente ligar no consulado e pedir informações. Eu não sei dizer ao certo se ela necessita estar presente. Boa sorte! :)

      Excluir
  4. Aline no DS-160 coloquei a informação que iria custodiar a viagem da minha namorada , na carta de custeio devo informar que é namorada ou faço preencimento diretamente ao nome dela , tipo declaro, para unica e exclusiva finalidade de comprovação perante o Consulado dos EUA no Brasil que a viagem de turismo presenteada a (NOME DELA) ou devo informar antes minha namorada tal e tal... Desde ja muito grato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselho você a se informar com a agência pela qual ela está indo viajar, mas acredito que você possa colocar da maneira como mencionou, sem citar que é sua namorada. No meu caso, o cônsul não pediu a carta de custeio na hora da entrevista. Levei por segurança, mas acabei não precisando. Boa sorte a ela na hora da entrevista! :)

      Excluir
  5. Aline a carta tem que ser escrita a mão? Ou feita no computador e impressa? Adorei as dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz impressa, assim pelo computador você consegue deixar toda alinhada, usar negrito onde precisar, é mais fácil pra editar. Aí você imprime e a pessoa só assina à mão. E não esqueça de levar em um cartório para reconhecer firma. =)

      Excluir
  6. Oi Aline, essa informação foi extremamente útil ja que sera meu pai que ira custear a minha viagem. Queria so uma informação a assinatura tem que ser autenticada ou pode ser semelhante no cartório mesmo ?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu pai assinou a carta, e fomos ao cartório para reconhecer firma da assinatura dele. Autenticação seria no caso de alguma cópia de documento, mas você pode se informar sobre isso no cartório mesmo, acredito eu. =)

      Excluir
  7. Oi aline boa noite minha filha vai pfo canada eztudar e trabalhar eu tenho que escrever esta carta de proprio punho ou pode ser digitada e assinada por me. Ou tem que ser duas cartas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A carta pode ser digitada sim, contendo todos os dados corretos. Depois você assina e leva ao cartório pra reconhecer firma. Boa viagem pra ela! :)

      Excluir
  8. Ola aline a viagem pode ser custeada pelo pai e a mãe apenas um dos dois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que só uma pessoa pode ser designada como sponsor. Aconselho você a se informar melhor na agência. ;)

      Excluir
  9. Aline a viagem pode ser custeada pelo pai e a mãe ou apenas uum deles?

    ResponderExcluir
  10. Olá Aline , tudo bem ? espero que sim, planejo viajar agora em Dezembro para orlando com minha prima qual já possui visto Americano e quem irá custear minha viagem será meu pai , será que devo levar cópia do visto dela para a Embaixada aqui em Brasilia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode levar o passaporte dela com você mais por segurança, mas lembre-se de só entregar ao cônsul o que for pedido. Não ofereça para mostrar nenhum documento que ele não tenha pedido para ver. O consulado é bem rígido, e é praticamente questão de sorte. Leve tudo o que possa provar que seu pai tem condições de custear a sua viagem, assim como vínculos com o Brasil, acredito que estes documentos são mais importantes do que relacionados à sua prima. Boa sorte! ;)

      Excluir
  11. Boa noite Aline,
    Pretendo viajar com minha namorada para os Estados Unidos ano que vem e meu pai será o sponsor da viagem. Devo fazer uma carta de custeio para nós dois indicando meu pai como sponsor? Ou posso na mesma carta indicar nós dois como beneficiários?

    ResponderExcluir
  12. NO CASO DA CARTA CUSTEIO. E SO ISSO MESMO ? ELA PRECISA SER RECONHECIDA EM FIRMA ? OU LEVAR ALGUM DOCUMENTO DA PESSOA QUE VAI PAGAR?

    ResponderExcluir
  13. Olá Aline! Boa tarde! Irei para Orlando com meu filho e o meu pai irá custear toda a viagem. Posso fazer uma única carta e colocar meu nome e do meu filho na mesma, ou meu pai tem que fazer uma para mim e uma para meu filho? Obrigada desde já!!! Abraços

    ResponderExcluir
  14. Olá.... Gostaria de saber como faço essa carta custeio.. sendo a pessoa que irá custear será minha tia, já com cidadania americana residente na Califórnia?

    ResponderExcluir
  15. Esqueci de marcar pra me notificar :)

    ResponderExcluir
  16. Oi boa noite. Sendo meu filho quem vai custear minha viagem, quais documentos meus devo anexar.

    ResponderExcluir
  17. Oi Aline você conseguiu o visto com a carta custeio?

    ResponderExcluir
  18. Oi, ganhei uma viagem pra orlando de uma empresa, como deve ser feita a carta de custeio pra ser levada ao consulado ?

    ResponderExcluir
  19. Aline, apenas familiares podem Custer a viagem? Ou amigos também podem?

    ResponderExcluir
  20. Ola quero levar meu irmao para orlando no momento nao trabalha nem estuda com
    Essa carta de custeio ajuda para o visto, eu e minha irma que somos medicos vamos a custear ele e um
    Cara de sorte

    ResponderExcluir
  21. Olá Aline,
    além da carta custeio preciso levar algum documento da pessoa que vai custear minha viagem? Ou apenas os meus que comprovam vinculos aqui?

    ResponderExcluir
  22. oi minha mae e meu pai irao pagar minha viagem pra Nova York tenho que levar duas carta custeio ou em uma so posso colocar os dados dos dois?

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde! Eu e minha noiva ganhamos do meu avô de lua de mel uma viagem para Orlando. Devemos fazer uma carta custeio para cada um de nós citando meu avô como pagante em ambas as cartas?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gastos (gerais) com o programa de Au Pair

Permissão Internacional para Dirigir

Última semana no Brasil