Permissão Internacional para Dirigir

Voltando à novela Au Pair, agora é hora de falar sobre a Permissão Internacional para Dirigir, a PID!

A PID é um dos documentos obrigatórios para se inscrever no programa de Au Pair, pois será ela que permitirá que você dirija nos EUA, dependendo das leis do estado em que você estiver.

A PID nada mais é do que a tradução da sua CNH para diversas línguas, como um livrinho mesmo. A validade dela será a mesma da sua CNH, então fique atento ao período em que fizer o requerimento.

A minha CNH vencia em Maio de 2011, então esperei renová-la para pedir a PID. Em Abril de 2011 dei entrada na renovação da CNH, fiz o exame médico, levei todos os documentos necessários na auto escola. Em um prazo de 15 a 30 dias, não me lembro o quanto demorou, já estava pronta para ser retirada.

Como moro no interior, e a PID é feita pelo Detran, optei por requerê-la na auto escola mesmo. No dia em que busquei minha CHN já levei os documentos necessários para a PID (xérox do RG e CPF, e um comprovante de residência original) e fiz o pedido. Por volta de 15 dias após o pedido, minha PID já estava pronta para ser retirada na auto escola. Tanto a CNH quanto a PID estão, agora, com validade até 2016.

No meu caso, paguei um pouco mais caro, por ter optado por fazer através da auto escola. A minha saiu por R$ 250, mas hoje já está R$ 300, na mesma auto escola. Pesquisei um pouco, e vi que outras garotas pagaram por volta de R$ 180, fazendo direto pelo Detran.

Comentários

  1. Oi me chamo Anniely e estou querendo fazer o programa de au pair mas fiz 17 anos a seis meses e ainda não posso fazer minha CNH pelas leis do Brasil, eu quero saber se quando completar meus 18 vou poder retirar minha PID junto com a CNH?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anniely!
      Como eu já tinha minha CNH há 5 anos, eu precisei somente renová-la e pedir a PID. Provavelmente você vai poder pedir a PID quando sua permissão chegar. O melhor a se fazer é entrar em contato com o Detran para saber se é possível, e confirmar se a validade será a mesma da sua permissão. Entretanto, eu aconselho vir para cá com prática em direção, porque dirige-se muito aqui, principalmente se você cuidar de crianças em idade escolar. Eles são cheios de atividades, e a gente precisa levá-los pra todo canto. =)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gastos (gerais) com o programa de Au Pair

Última semana no Brasil