Gastos (gerais) com o programa de Au Pair

Money talks, baby! :P
Quando vejo um cifrão, meu coração salta! Nunca me vi gastando tanto dinheiro em tão pouco tempo como neste último mês.

O programa de Au Pair é, sem dúvida, a opção mais barata dentre os diversos tipos de intercâmbio. O fato de você ter uma renda semanal pelo seu trabalho nos EUA, dispensa que você tenha esse tipo de gasto, o qual pode ser bastante alto.

Porém, toda a preparação antes desde a decisão até o embarque faz você gastar sem nem perceber. E tudo o que você vai fazer nunca custa menos de R$ 100. Prepare-se para pagar as coisas sempre em centenas!

Como aconteceu tudo muito rápido, e muitas coisas eu já havia providenciado na primeira tentativa de intercâmbio, eu não fiz uma lista ao longo do processo para saber exatamente o quanto gastei.

Vou listar aqui o máximo de itens que eu lembrar. E enquanto faço isso, vou me preparando para o susto no final... Vamos lá!


Inscrição Cultural CareR$ 170,00
Programa + Seguro Saúde CompletoR$ 2.200,00
CNH (renovação)R$ 90,00
PIDR$ 250,00
Foto 3x4 (RG)R$ 8,00
RG (segunda via, para atualizá-lo)R$ 34,63
Passaporte (GRU)R$ 160,00
Viagem a Piracicaba (levar documentos para passaporte - ônibus + táxi)R$ 28,65
Viagem a Piracicaba (retirar passaporte - ônibus + táxi)R$ 33,65
Agendamento vistoR$ 38,00
Foto 5x7R$ 8,00
Taxa consular (Citibank)R$ 238,00
Sedex (no Consulado)R$ 22,00
Reconhecimento de firma na carta de custeioR$ 5,00
Viagem até São Paulo (consulado - táxi)R$ 250,00
Mala (média - 23 Kg)R$ 150,00
Cadeado universalR$ 55,00
Procuração PúblicaR$ 143,00
$100 em espécie na Confidence (câmbio R$ 1,86)R$ 186,00
$500 em VTM na Confidence (câmbio R$ 1,84)R$ 920,00
Presentes para host family (4 pessoas)R$ 180,00
Casaco impermeável (comprado em bazar)R$ 120,00
Anticoncepcional (13 meses = 13 caixas)R$ 247,00
Demais itens pessoaisR$ 170,00
TOTALR$ 5.706,93


Não inclui na lista os gastos que tive com viagens para Campinas (para fazer teste de inglês, pagar a taxa no Citibank e comprar dólar), porque meu irmão vai para lá uma vez por semana, ou seja, abusei das caronas! Aliás, meu irmão me ajudou muito, assim como meus pais. Eles foram indispensáveis nesta trajetória.

Provavelmente eu esqueci algum ítem. Se depois lembrar, volto e atualizo a lista. ;)

Comentários

  1. Oie, a host family pagou sua passagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A passagem de São Paulo para NY, e a de volta ao final do programa, estão inclusas no valor do programa.
      Caso você decida voltar para o seu país antes de completar o programa, então você será responsável por pagar a passagem de volta.

      Excluir
  2. Oi Aline,

    Para qual país você foi?

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Vale muito!
      Não só em termos de valores, mas de vivência.
      Não há dinheiro que pague esta experiência.

      Excluir
  4. voce tinha a fluencia do ingles antes de ir Aline ? *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não. Eu estava no nível intermediário. Conseguia entender melhor do que falar, mas considero que tinha já um bom conhecimento. Consegui fluência durante o intercâmbio. :)

      Excluir
  5. voce ja tinha a fluência no ingles antes de ir Aline ? *-*

    ResponderExcluir
  6. ótimo post,me interessei bastante,mas como funciona exatamente esse au pair ?

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post,mas como funciona exatamente esse au pair ?

    ResponderExcluir
  8. Aline eu estou no nível intermediário, muito incrível como entendo as coisas, mas para falar é muito difícil. Sua HF foi compreensiva com você no ínicio? Demorou muito para melhorar isso? Bjos

    ResponderExcluir
  9. No ano de 2015 que estamos o valor do progama pela cultural care esta 3,610 barato em compensação aos outros intercambios , 7,000r$ é o suficiente ? Para você ir ? Isso incluindo

    ResponderExcluir
  10. Aline, bom dia
    Minha primeira vez no seu site/blog, minha filha esta inscrita no Programa de Au Pair, então passo o dia pegando informações, lendo experiências, e afins....
    Primeiro queria te dar os parabéns pela coragem, e determinação, tenho maior admiração por meninas que se jogam mesma para realização desse sonho, experiência e aventura.
    Queria aproveitar e te perguntar como você fez para fazer o Atestado Médico, estou em dúvida sobre isso e procurando mais informações...
    Claro se puder me ajudar....um beijo e fica com Deus
    (meu email: rosa.biasanches@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Se bem me lembro, a própria agência me deu um formulário pra ser preenchido e assinado por um médico. Eram algumas perguntas se a gente faz algum tratamento com remédios, tem algum tipo de doença, coisas assim. Pode ser preenchido por qualquer médico, então na época eu marquei uma consulta de rotina com um otorrino e pedi pra ele preencher. :)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Permissão Internacional para Dirigir

Última semana no Brasil