Gourmet Talk: Rainbow Cake

Desde o post em que contei como foi cozinhar para a host family, fiquei pensando se deveria postar blog as comidinhas que cozinho para eles - e para mim - aleatoriamente. Pensei em ser regrada e fazer pelo menos um post por semana, já que meu dia de cozinhar aqui é a quinta-feira, mas ainda não havia tomado corahgem para começar.

Hoje, pensando no que fazer para o jantar (host viajando e eu no comando total da galerinha), pensei que seria uma boa hora para começar a série de posts gastronômicos.

Não cozinho nada extraordinário aqui. Escolho sempre receitas simples e que possam agradar a todos na casa. A ideia de postar no blog não é para ensinar ninguém a cozinhar, muito menos inventar receitas. A intenção é ajudar outras Au Pairs a terem ideias do que fazer quando precisarem cozinhar, porque eu estou sempre procurando alternativas.

Para começar a série, vou deixar aqui a receita do Rainbow Cake (Bolo Arco-Íris). Além de ser um bolo fácil e gostoso (uso uma receita de Pão De Ló), ainda é uma ótima alternativa para colocar as crianças em ação. Eles adoram ajudar na cozinha!

Ah, e aceito sugestões e críticas, claro! =)

Rainbow Cake


Ingredientes:

4 gemas
4 claras
2 xícaras (chá) farinha de trigo
1 1/2 xícaras (chá) açúcar
1 colher (sopa) fermento em pó
1 xícara (chá) leite quente
Corante alimentício (azul, vermelho e amarelo)

Mode preparo:

Bata as claras em neve e reserve. Na batedeira, bata as gemas e o leite. Junte o açúcar e continue batendo. Aos poucos junte a farinha de trigo, sem parar de bater. Após a massa estar bem batida e homogênea, junte o fermento, misturando com uma colher. Junte as claras em neve e misture delicadamente.

Divida a massa em partes iguais. Como usei seis cores, esta foi a quantidade em que fiz a divisão.


Adicione as cores aos poucos, e misture. Aqui fica a dica de chamar as crianças para ajudarem e ainda ensiná-las sobre cores primárias e secundárias. ;)


Com as cores prontas, é hora de montar o bolo! Para começar, escolha a ordem das cores. Dica: intercale com cores opostas, para que elas não se misturem durante este processo.


Em uma forma redonda e untada, coloque as cores uma a uma, sempre no centro da forma. Despeje uma parte e observe ela se espalhar pela forma em formato redondo. Despeje a segunda cor no centro da primeira. Depois a terceira no centro da segunda e assim por diante. Você verá os círculos se formando.


No meu caso, deixei as crianças escolherem a ordem das cores, então algumas acabaram tornando-se uma só, como o azul e o roxo. Eu teria feito nesta ordem: roxo - laranja - verde - vermelho - azul - amarelo.

Leve ao forno em fogo médio para assar entre 25 e 30 minutos. Dica: Para saber se está pronto, espete um palito de bambu na massa. Se o palito sair limpo, está assado. Se sair sujo de massa, ainda precisa assar um pouco mais.

Desenforme e cubra com a cobertura que desejar. Eu sempre faço com brigadeiro branco.


E a mágica acontece ao cortar o bolo! Não consegui uma foto muito boa, mas acho que dá para ter noção de como ficou. Porém, vou terminar o post com uma foto do bolo que fiz em 2010, quando trabalhei na Plenna,Sim.


A foto foi editada pelo Bispo, que aplediou carinhosamente o meu bolo de "Bolo Restart", mas a divisão das cores ficou assim mesmo, exatamente como está na foto! ;)

Comentários

  1. Aline, achei uma ideia maravilhosa tu postar as receitas. Ótima para Au Pairs e pra futuras Au Pais também, como eu. Já vou poder dar uma praticada pra não fazer feio pra host family, ahaha Hoje vou fazer o bolo, se ficar bonito eu mostro como ficou, haha. *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! :D
      Depois conta como ficou!
      Adoro ver esse bolo quando outras pessoas fazem, porque ele nunca fica igual. E isso é o mais divertido! =)

      Excluir
  2. Conheci seu Blog hoje e já li toda sua trajetória desde o começo do Au Pair! Me inspirou muito, estou cogitando esta ideia para o ano que vem e seu blog me deu uma noção de como realmente é! Continue postando que pretendo acompanhar o resto da trajetória!
    Boa Sorte!!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo!! Vc é uma ótima cozinheira! Adorei seu comentário! Me animou mto! Obrigada e Adoro ler seus posts! Bjs

    ResponderExcluir
  4. ALINE!!
    vc é da minha cidade que legal!!!]
    vou seguir seu blog
    um beijaoaoaoa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gastos (gerais) com o programa de Au Pair

Permissão Internacional para Dirigir

Última semana no Brasil