Gourmet Talk: Beer Nuts


Desde que cheguei nos EUA, uma das minhas maiores diversões é sair procurando por alternativas que substituam algumas coisas que eu adorava no Brasil. Brinco sempre que sou "garimpeira" de supermercado, porque como sou eu quem faz as compras aqui em casa, aproveito esse "momento" para descobrir produtos, ler embalagens, pesquisar.

Raramente vou em mercado Brasileiro. Sinceramente, acho que fui uma vez só em cada, um aqui na VA e outro em MD. Acho tudo muito caro, e não vejo necessidade de consumir aqueles produtos, visto que posso encontrar substitutos no mercado comum ou no internacional.

Há algumas semanas eu estava com vontade de comer amendoim torrado. Aqui só é vendido o tal "party peanut", que é o amendoim torrado sem casca, mas eu queria o bom e velho amendoim home made, feito no forno. Então lá fui eu garimpar o mercado...

No mercado comum eu realmente não encontrei amendoim cru. Como havia pesquisado na Internet e visto que o amendoim espanhol era o mais próximo do nosso, resolvi ir no mercado internacional. Para a minha surpresa, encontrei amendoim cru no corredor de produtos Indianos! Achei que é um pouquinho maior do que o nosso, mas tem a casca marrom igualzinha. Comprei um pacote de 2lbs (aproximadamente 900g) por $3, se bem me lembro. Testei fazer o amendoim torrado comum, e deu super certo. Mas eu não estava satisfeita. Ainda queria o tal "amendoim japonês", aquele "encapado" com uma casquinha crocante.

Eis, então, que Ana Maria Braga aparece dentre as minhas pesquisas, quando estava procurando por receitas no site Receitas.com. Vou deixar o vídeo aqui, porque é muito mais simples entender do que somente lendo a receita.


E aqui deixo a receita, que encontrei no site mencionado (clica aqui). Fiz somente metade. É trabalhoso, tem que ter paciência (e não ligar para a sujeira e bagunça durante o procedimento), mas fica realmente bem próximo do industrializado. Eu adorei!

AMENDOIM JAPONÊS

Ingredientes

Primeira calda:
1/2 xícara (chá) de água
1 colher (sopa rasa) de sal
1 colher (café) de bicarbonato de sódio
1 xícara (chá) de açúcar refinado
1 kg de amendoim cru com casca vermelha
3 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Segunda calda:
1/2 copo de molho de soja (shoyu)
1/3 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de manteiga
1/2 colher (chá) de glutamato monossódico
1/2 colher (chá) de sal

Modo de preparo

Primeira calda:
Numa tigela coloque 1/2 xícara (chá) de água, 1 colher (sopa rasa) de sal, 1 colher (café) de bicarbonato de sódio e 1 xícara (chá) de açúcar refinado e misture bem. Reserve.

Amendoim:
Numa assadeira grande coloque 1 kg de amendoim cru com casca vermelha e umedeça aos poucos com calda (reservada acima) até que fiquem bem úmidos. Polvilhe aos poucos 3 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo sobre os amendoins, coloque-os numa peneira e balance a peneira até retirar o excesso de farinha. Repita este processo por mais 3 vezes (total de 4).
Numa outra assadeira coloque os amendoins bem espalhados, leve ao forno moderado, pré-aquecido a 250 graus até secar (+/-25 minutos), mexendo de vez em quando, para secar todos os lados. Retire do forno, quando estiver levemente dourado e crocante. Reserve.

Segunda calda:
Numa panela coloque 1/2 copo de molho de soja light (molho shoyu), 1/3 copo (tipo americano) de água, 1 colher (sopa) de açúcar, 1/2 colher (sopa) de manteiga, 1/2 colher (chá) de glutamato monossódico e 1/2 colher (chá) de sal e misture bem. Leve ao fogo até ferver. Coloque os amendoins (encapados e torrados) na panela misture e deixe no fogo até secar o fundo da panela. Coloque os amendoins novamente na assadeira e espalhe bem. Leve ao forno para secar, mexendo de vez em quando para secar por igual (+/- 10 minutos). Retire do forno, espere esfriar e sirva.


Cerveja, azeitonas e salgadinhos de mandioa e de banana da terra para acompanhar!
Antes que me esqueça, os chips de mandioca (cassava) e de banana da terra (plantain) que aparecem na foto foram comprados também no mercado internacional, no corredor de produtos latinos.

Bom apetite! :)

UPDATE
Segundo a host da minha amiga Gi, aqui nos EUA este tipo de amendim é chamado de "Beer Nuts", o qual, aliás, é um nome muito apropriado! Portanto, título do post editado. :)

Comentários

  1. Olá Aline, tudo bem?
    Gostaria muito de dizer, que fico encantada com seu blog. Você escreve super, mega bem, com uma riqueza de detalhes incrível.

    Me identifiquei muito com a sua história. Eu estou online pela APC a 4 meses, e naaada de família, faltam 2 semanas para eu fazer 26 anos, e corri para a CC. Comecei meu processo no ínicio deste mês, e já estou aguardando ficar online.
    Agora, conto com a sorte de encontrar uma família legal, assim como aconteceu contigo. ^^

    Enfim, sempre venho por aqui, e já tem um tempo que vc não escreve, acredito que seja a falta de tempo. Mas não pare, seu blog e seus videos são ótimos.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Letícia!
      Sim, é falta de tempo mesmo, mas tá tudo ok por aqui.
      Que bom que você também tá nessa jornada! A minha já está quase no fim, mas foi uma experiência incrível.
      Muito boa sorte no seu processo, e volta aqui pra me contar quando você conseguir uma família!
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá, tudo bem com você? Parou de escrever...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gerson!
      Infelizmente não tenho encontrado muito tempo pra escrever, mas não abandonei aqui não. Muita coisa aconteceu nos últimos meses e pretendo escrever. Obrigada por continuar passando por aqui! =)

      Excluir
  3. Acabei de ver sua entrevista com o Carlinhos Troll, gosto muito do canal dele e agora passo a admirar seu blog, vi que renovou seu contrato por mas 11 meses sucesso nessa sua nova jornada!

    ResponderExcluir
  4. Acabei de ver sua entrevista com o Carlinhos Troll, gosto muito do canal dele e agora passo a admirar seu blog, vi que renovou seu contrato por mas 11 meses sucesso nessa sua nova jornada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Todo Carnaval tem seu fim

Dirigindo na neve

Gastos (gerais) com o programa de Au Pair